últimas postagens

uma breve discussão sobre o que é maturidade

Ps: recomendo escutar Young and beautiful da Lana enquanto você ler.

Em uma dessas conversas que acontecem entre grupos de amigos, um ex ficante meu disse que "a maturidade só acontece depois dos 21, até lá você pensa que é maduro, mas na verdade não é".
Obviamente eu tentei contra argumentar com ele e tentei mostrar por "A mais B" que maturidade não tem nada a ver com idade e sim com experiências de vida e independência -seja ela financeira ou emocional-. Ele (meu amigo e ex ficante), muito sagaz, contra argumentou falando que 21 anos é o tempo médio que  as pessoas  levam até "conhecerem mais as coisas" e se "desvincularem da adolescência", formando uma personalidade. Tanto é que pelo menos 80% dos países adotam essa idade como maioridade, de acordo com ele.

Faz sentido. Mas ainda assim, mesmo usando estáticas e fortes argumentos -até mesmo de cunho psicanalista- eles não foram suficientes para me convencer que maturidade é (ou deve ser), limitada por uma faixa etária. Tá, ok que quanto mais se vive mais oportunidades á experiências você pode ter, mas isso não significa que você vá necessariamente experimenta-las certo? Por exemplo, aquelas pessoas que chegam aos 30 anos optando por viver em seu mundinho particular, seja por comodidade ou medo, seriam elas mais maduras do quê as de 15 que se dispõem a apostar tudo no jogo mesmo sabendo dos riscos de perde-lo? Acho que não.

O tempo é um fator importante nessa discussão, porém não é determinante. Se nós somos os resultados das pessoas que amamos, dos livros que lemos, das viagens que fazemos e dos sonhos que sonhamos, nós somos e seremos constantes metamorfoses ambulantes, exploradores de múltiplas personalidades mesmo que a contra gosto. A sua essência talvez seja a mesma pelo resto da sua vida, mas a sua personalidade não. Mudar e aprender com essas mudanças, se desvincular do conforto que a comodidade do que conhecemos proporciona para enfretar o mundo de peito aberto. Isso é amadurecer.

No fim das contas, percebo que maturidade pode até ter a ver com tempo ou com experiências de vida. Mas ela com certeza, tem bem mais a ver com audácia. Audácia de se entregar ao mundo e de correr os riscos que ele oferece, audácia de abraçar as oportunidades.

Em síntese: maturidade não tem nada a ver com o tempo vivido. Tem a ver com a forma que você se dispõe a vive-lo.

0 comentários :

Postar um comentário

comenta aqui o que você achou fogosa!